Veja as dicas da consultora de
imagem pessoal, moda e etiqueta Ana Vaz sobre como se vestir
Para qualquer carreira, a forma de se vestir comunica qualidades
profissionais e pessoais, mas pode comunicar também alguns defeitos.
É importante fazer
escolhas que representem suas habilidades e qualidades profissionais (Fotos:
Shutterstock)
Para a consultora de imagem pessoal, moda e etiqueta Ana Vaz, a
imagem pessoal – formada pela escolha das roupas, acessórios, corte de cabelo e
maquiagem – sempre deve ser encarada como uma poderosa ferramenta de comunicação,
por isso é importante fazer escolhas que representem suas habilidades e
qualidades profissionais, bem como o mercado e a imobiliária para a qual
trabalha.
Como traduzir os
valores da empresa para o seu visual
A imagem pessoal, mais do que uma questão de estética, é uma
questão de comunicação. Por isso mesmo usar a sua imagem para comunicar seu
posicionamento profissional é muito útil. E seu posicionamento profissional
passa também pelo posicionamento de sua empresa. Uma imagem profissional
positiva demanda uma identificação com sua área de atuação e, obviamente, com a
empresa para qual trabalha ou deseja trabalhar. Mas como entender que imagem é
essa e decodificá-la?
Veja as dicas de Ana Vaz:
§ Se você já está na
empresa, um dos primeiros passos é perguntar à área de recursos humanos, assim
que você começa a trabalhar, se existe uma política de vestimenta. Se houver,
atenha-se a ela, mesmo que você perceba que os colegas não a levem tão a sério.
É normal que, com o tempo, as pessoas sintam-se cada vez mais confortáveis nas
empresas em que estão, por isso mesmo se vistam de forma cada vez mais casual.
O problema é que casualidade excessiva pode ser lida como desleixo e desleixo
será lido como falta de foco em qualidade e desatenção aos detalhes;
§ Se na empresa não
existe um código de vestimenta, vale observar sua chefia, e a chefia de sua
chefia. Normalmente são esses profissionais que estão mais conectados com a
marca da empresa e conseguem, às vezes intuitivamente, traduzi-la para sua
vestimenta. Adicionalmente, olhe para a identidade visual da empresa:
logomarca, manuais, website, presença nas redes sociais, peças de publicidade.
É na identidade visual que você verá como sua empresa projeta a imagem de seus
funcionários. Tente reproduzir o que está comunicado lá. Se sua empresa usa
imagens de uma equipe vestida de forma mais casual (jeans e camisa, por
exemplo), não há problema em você reproduzir tal imagem, mas se ela representa
a equipe vestida com roupa social, isto significa que a sua imagem deveria, no
mínimo, estar próxima a essa. Talvez seja o caso de evitar o uso de jeans,
camisetas ou sapatos esportivos, mesmo que seus pares se vistam assim. Pense
que mimetizar a imagem que a empresa criou para sua equipe mostra que você está
antenado e deseja se encaixar. E isso faz sua chefia respirar aliviada no
momento em que você está exposto aos clientes. E os clientes, ao observarem a
coerência entre o que você veste e como a sua empresa se representa, também
respiram aliviados.
§ Se você está num
processo de seleção, vale usar a tática acima e procurar referências visuais de
como a empresa projeta a imagem de seus funcionários. E pense que, numa
seleção, você estará em vantagem se sua roupa não atrair mais atenção que você.
Seja discreto;
§ Se a empresa é mais
formal ou está numa área mais masculina (como é o caso do ramo imobiliário em
geral), são as cores mais sóbrias e até escuras e a roupas de linhas mais retas
e tecidos mais firmes que causarão um efeito de maior sintonia entre você e
seus clientes;
§ E lembre-se de que
dá para traduzir a sua personalidade em seu visual profissional, mas é
absolutamente imprescindível que a personalidade da empresa para qual trabalha
esteja traduzida também. Assim todo mundo ganha: você genuinamente comunica seu
respeito pela marca para qual trabalha, o cliente vê uma continuidade desta
marca em você e a empresa se sente segura ao indicá-lo como um representante de
seus valores.
Adote maquiagem leve,
que sirva para deixar seu visual mais elegante, e não mais colorido
Dicas para mulheres:
§ Evite roupas
sensuais como decotes que ultrapassem a linha das axilas, roupas coladas (as
roupas precisam estar a pelo menos um dedo de distância do corpo de cada lado),
saias curtas (com mais de dois dedos acima dos joelhos), transparências que
permitam ver a lingerie;
§ Adote maquiagem
leve, que sirva para deixar seu visual mais elegante, e não mais colorido. A
maquiagem leve dá acabamento ao visual e não comunica sensualidade ou
descontração excessiva;
§ Quando optar por uma
peça de cor mais viva, equilibre-a com outras de tons mais neutros.
Adote maquiagem leve,
que sirva para deixar seu visual mais elegante, e não mais colorido
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