Levantamento feito durante a Construfair SC revela que apartamento pequeno com suíte é o queridinho do mercado imobiliário catarinense.
O consumidor de hoje apresenta uma lista de exigências mais extensa quando vai comprar o imóvel do que o mesmo consumidor apresentaria 20 anos atrás. Terraço gourmet, piscina, fitness center, vagas de garagem para visitante, sustentabilidade e por aí vai. O mercado imobiliário oferece em seus empreendimentos hoje muito mais atrativos na área comum, que vem tomando o lugar da área privada na preocupação dos consumidores.
Essas são algumas das conclusões na comparação do perfil das construções da década de 1990 com as edificações atuais, segundo levantamentos anuais realizados em duas décadas de realização do Salão do Imóvel – Construfair SC.
O mercado imobiliário foi oferecendo apartamentos menores na mesma medida em que a família brasileira também foi diminuindo. Salas de jantar para mesas amplas praticamente deixaram de existir, dando espaço a cozinhas compactas com mesas embutidas, quando não unidas à sala – pelo fato de muitas pessoas não fazerem mais refeições no mesmo horário e em família.
A evolução da tecnologia deixou o gosto do consumidor mais sofisticado. O viés sustentável se tornou uma preocupação na hora da compra do imóvel e exigências como reaproveitamento da água da chuva são cada vez mais frequentes. O isolamento acústico também é pré-requisito. Alguns itens que pareciam extravagantes há 20 anos, como um espaço interno para os cachorros fazerem suas necessidades, hoje podem ser encontrados até em prédios e condomínios de baixo ou médio custo.
Mas, para o vice-presidente de Relações Associativas e Comunicação do Sinduscon da Grande Florianópolis, Aliator Silveira, a grande mudança na construção civil nos últimos 20 anos é a diminuição do espaço físico interno e o aumento do espaço externo. Um jantar para 15 pessoas, por exemplo, deixou de ser realizado dentro de casa para ser organizado no salão de festas. “Hoje, as pessoas procuram por comodidade, e não espaço, o que reflete no tipo de imóvel que elas compram. Há 20 anos, muitos prédios ainda não tinham garagens e as pessoas guardavam os carros na rua. Hoje, um apartamento de dois quartos deve ter no mínimo uma garagem” exemplifica.
Com a redução do espaço interno, as sacadas também aumentaram, passando a ter, inclusive, churrasqueiras, e dando origem ao tão requisitado terraço gourmet. Antigamente, o espaço interno dos apartamentos era suficiente para receber visitas, então um item como o terraço gourmet era completamente dispensável e não fazia parte do cenário do mercado imobiliário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário