Casar mais tarde, morar com os pais, ter um emprego estável e empreendimentos com preços acessíveis são alguns dos motivos apontandos por especialistas para explicar a predominância de mais jovens entre os compradores de imóveis. Um dado que reforça essa tendência é referente ao público do Salão do Imóvel, em Florianópolis, em 2013: 32% era composto por pessoas de 21 e 30 anos.
O presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) da Grande Florianópolis, Fernando Willrich, cita os programas habitacionais como outro fator para o fenômeno.
— É uma movimentação que vem acontecendo aos poucos. O sonho da casa própria também é muito forte entre os mais jovens, além disso, os financiamentos habitacionais facilitam a compra do imóvel assim que eles ingressam no mercado de trabalho — avalia.
Mas ele ressalta que, assim como nos outros casos, é essencial ter planejamento na hora de adquirir um apartamento ou casa.
Além dos cuidados básicos com documentação da construtora, Rafael Severo, da Trend Investimentos Imobiliários, aconselha que o cliente que está adquirindo o primeiro imóvel também deve dedicar um tempo pesquisando os empreendimentos disponíveis no bairro, além de estabelecer expectativas dentro da realidade de mercado.
O gerente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, em Florianópolis, Adairso Laerte Nienkoetter, explica que pessoas de até 30 anos são a maioria dos clientes de financiamentos de imóveis mais populares.
— Eles estão adquirindo o primeiro imóvel. É um público exigente e que sabe da importância de sua capacidade de compra — avalia.
Nienkoetter acredita que esse público mais jovem deve continuar predominando nos próximos anos, até porque há sempre lançamentos de imóveis com preços acessíveis para atender a essa demanda.
Conforme dados da Caixa Econômica Federal, principal instituição financeira na concessão de crédito habitacional no país, 60% dos financiamentos imobiliários em Santa Catarina em 2013 foram realizados por clientes com idade inferior a 35 anos.
Imóvel próprio para fugir do aluguel
O perito de seguradora Kaleb Silveira, de 27 anos, faz parte dessa estatística. Ele decidiu adquirir o primeiro imóvel no ano passado para se livrar do aluguel.
— Eu e minha esposa pesquisamos e vimos que valia a pena vender o carro para dar de entrada em um apartamento. Assim, investíamos em uma coisa nossa — conta Silveira, que comprou um apartamento no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Além de pesquisar o preço, o casal escolheu a região próxima do trabalho. Kaleb leva 10 minutos de bicicleta para chegar ao emprego.
fonte em: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário