sexta-feira, 7 de junho de 2013

O Mercado imobiliário está aquecido no Brasil, não sou eu que o diz, são os números.



Perto de um milhão de imóveis foi financiado em 2012.
Por outro lado, a gestora de recursos  britânica, Standard Life Investments, em março, concluiu sua ultima negociação no país, vendendo dois edifícios, o Madison Bulding e o Bela Paulista, ambos em S Paulo, pela bagatela  de R$181 milhões, adquiridos em 2010 por R$106 milhões. 71%  em 3 anos. Nada mal.
Analistas, principalmente estrangeiros, tem sido unânimes em afirmar o fim do ritmo acelerado de crescimento e valorização imobiliária.
A grosso modo, os imóveis subiram 200% nos últimos 5 anos, média nacional. BalneárioCamboriú mais do que isso certamente. A inflação no período, 30 %. Isso é bolha? Talvez.
Há que avaliar a carência residencial acumulada, principalmente no que se refere a MCMV. Ainda devemos considerar a estagnação da renda por arrocho salarial, os juros elevados, o crédito escasso dos anos anteriores. Portanto, imóveis baratos e sem compradores no período. Os preços em relação a renda se comportam linearmente pois as compras são a vista. Desta forma quando da estabilização econômica, melhoria salarial e controle dos juros em taxas baixas, os picos de recuperação dos preços de imóveis se torna natural.
Além disso, há pelo menos 10 anos se fala em fim do crescimento imobiliário.
Vivemos um período de razoável estabilidade. Gostando ou não do Governo Dilma e acreditando ou não nos índices “maquiados”.
A bolha é de crédito. Em 2003 a caixa disponibilizava 2 Bi, em 2013, 120 Bi. A injeção de crédito é geradora de especulação de preços por si. Mais dinheiro ofertado, maiores os preços dos produtos. Simples.
Ainda. Nos últimos anos, diversos fundos de investimento migraram parte de seus recursos de outros países para o Brasil.
Há cerca de 20 bi em fundos Private Equity disponíveis para aplicar no ramo imobiliário nacional.
Grandes empresas com visão global apostando em empreendimentos comerciais, galpões logísticos e imóveis residenciais classe AAA.
Ou seja, é mais lucrativo construir e investir aqui!
Então, porque parar agora.
Existe potencial enorme e ainda latente de negócios para ser explorado. Façamos nossa parte.

G. Otavio Pedroso


(47) 8883-6196
(47) 3360-5353

Corretor de Imóveis
Administrador

Um comentário:

  1. Mais de 1500 ofertas de imóveis em Balneário Camboriú e região!
    www.webbimoveis.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Notícias do mercado imobiliário em Balneário Camboriú

Veja também:

2leep.com